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REGRAS DE TRABALHO

Proponentes de Simpósios Temáticos (STs): 30 março a 22 abril 2015

Os STs são espaços para apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisa concluídos ou em estágio avançado de realização, devendo estas possuir alguma afinidade temática, teórica ou metodológica.
Cada ST deverá possuir até dois coordenadores, contar com um mínimo de 10 e um máximo de 30 participantes. Nos STs que contarem com dois coordenadores ambos deverão se inscrever no evento
Cada proposta de ST será analisada pela Comissão Científica do evento, a qual emitirá um parecer sobre a aprovação ou não do ST submetido ao evento. A Comissão poderá optar por sugerir o desmembramento, a junção ou outras mudanças na proposta do ST, cabendo ao proponente aceitar ou recusá-las.
A avaliação dos STs será realizada pela Comissão Científica do evento mediante os seguintes critérios:
Pertinência do tema em relação ao campo de história oral.
Clareza e qualidade acadêmica do resumo, da justificativa e dos objetivos da proposta submetida.
Efetiva possibilidade de realização do ST, considerando a infraestrutura disponível para o evento.
A partir de assessoria da Comissão Organizadora, em especial de sua Secretaria, serão atribuições dos coordenadores de STs:
Avaliar e dar parecer aos trabalhos submetidos ao ST, tomando como referência os critérios indicados pela Comissão Organizadora do evento.
Organizar as sessões de apresentação de trabalho do seu ST.
Estar presente no evento para coordenar as atividades do seu ST. Nos STs em que houver dois coordenadores, exige-se a presença de apenas um deles.
Zelar pelos prazos estabelecidos pela Comissão Organizadora do evento.
Pontualmente, para submeter uma proposta de ST, solicita-se ao(s) proponente(s):
1. Fazer a inscrição no evento como “Proponente de ST”.
2. Que o(s) coordenador(es) tenha(m) a titulação mínima de mestre.
3. Titulo do ST.
4. Nome completo, telefone e e-mail do(s) coordenador(es).
5. Titulação e vínculo institucional dos(as) coordenadores(as)
6. Resumo do ST (até 1.000 caracteres com espaço).
7. Justificativa do ST (até 2.000 caracteres com espaço).
8. Objetivos do ST (até 2.000 caracteres com espaço).
9. Infraestrutura necessária (projetor multimídia, algum equipamento e/ou mobiliário especial, demais materiais que julgue apropriado mencionar).
10. Referências bibliográficas.
- Proponente associado da ABHO e com anuidade em dia (inclusive 2015) será isento da taxa de inscrição.

Proponentes de Minicursos (MCs): 30 março a 22 abril 2015

Ressaltamos que os minicursos oferecidos nos encontros regionais da ABHO são destinados à formação, à atualização e ao intercâmbio teórico-metodológico em história oral.
Os Minicursos são espaços nos quais discentes e docentes do ensino superior, profissionais da educação básica, funcionários de arquivos, museus, centros de pesquisa e outros espaços de memória, ou qualquer pessoa interessada, poderá discutir e analisar sobre as questões e procedimentos da história oral em nossa contemporaneidade.
Os MCs poderão ter até 02 coordenadores, possuir um mínimo de 10 e um máximo de 20 participantes. Nos MCs que contarem com dois coordenadores ambos deverão se inscrever no evento.
Assim como os STs, os minicursos serão analisados pela Comissão Científica do evento, a qual emitirá um parecer sobre sua aprovação ou não, considerando:
Interface estabelecida pela proposta de Minicurso com o campo da história oral.
Clareza, objetividade e qualidade acadêmica do resumo, da justificativa e dos objetivos do minicurso.
Efetiva possibilidade de realização, considerando a infraestrutura do evento.
De maneira esquemática, o(s) proponente(s) de MCs deverão:
1. Fazer a inscrição no evento como “Proponente de MC”.
2. Que o(s) coordenador(es) tenha(m) a titulação mínima de mestre.
3. Titulo do MC.
4. Nome completo, telefone e e-mail do(s) coordenador(es).
5. Titulação e vínculo institucional dos(as) coordenadores(as).
6. Resumo do MC (até 1.000 caracteres com espaço).
7. Justificativa do MC (até 2.000 caracteres com espaço).
8. Objetivos do MC (até 2.000 caracteres com espaço).
9. Infraestrutura necessária (projetor multimídia, algum equipamento e/ou mobiliário especial, demais materiais que julgue apropriado mencionar).
10. Referências bibliográficas.
* Proponente associado da ABHO e com anuidade em dia (inclusive 2015) será isento da taxa de inscrição.

Inscrição para apresentação de comunicação nos STs: 04 maio a 19 junho

Para submeter trabalho para apresentação/comunicação oral no evento, o participante deverá, antes, se registrar e pagar a taxa de inscrição.
A submissão será feita através da Área do Inscrito, no menu principal do site, acessada com login e senha pessoal, cadastrada no ato de registro.
Para submeter uma comunicação oral, os participantes deverão possuir, no mínimo, o título de graduado.
Cada participante poderá submeter uma proposta de comunicação oral como autor principal (1º autor) e mais outra em coautoria (2º ou 3º autor).
O limite máximo de autores por comunicação oral é o de três pessoas, devendo todas elas se inscrever no evento.
No ato de submissão da proposta de comunicação oral, o participante deverá selecionar até três STs, definindo-os hierarquicamente de acordo com seus interesses de apresentação. Caso a comunicação não seja aceita para apresentar no primeiro ST, automaticamente será realocada para a segunda ou terceira opção.
Todas as propostas de comunicação oral serão avaliadas pelos coordenadores de STs, tomando como referência:
Afinidade com o ST selecionado pelo(s) proponente(s).
Interface teórico-metodológica estabelecida na proposta de apresentação com o campo da história oral.
Clareza e qualidade acadêmica do resumo (máximo de 1.500 caracteres com espaço, seguidos de três palavras-chaves).

Envio de texto completo para publicação nos anais do evento:

Todos os inscritos que tiverem trabalhos aprovados para apresentação nos STs poderão ter publicados seus textos completos nos anais digitais do evento.
Caberá aos coordenadores dos STs, com a colaboração da Comissão Científica do evento (quando o volume de textos de um ST for muito elevado), emitir parecer aprovando ou recusando os textos enviados pelos participantes.
Em tal parecer, serão considerados os seguintes aspectos:
Submissão do texto completo por meio da Área do Inscrito, no site do evento.
Sintonia entre o texto e o ST.
Interface estabelecida pelo texto com estudos em história oral.
Clareza e qualidade acadêmica do texto.
Respeito às Normas de Publicação abaixo indicadas:
Arquivo do texto enviado em formato “rtf”, “doc” ou “docx”.
2. Respeito ao limite de páginas (mínimo de 08 e máximo de 15).
3. Uso de fonte tamanho 12, tipo de letra Arial, espaçamento entrelinhas de 1,5cm, corpo do texto com alinhamento justificado (à exceção dos casos especiais indicados a seguir).
4. Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.
5. Título: centralizado, maiúsculo e negritado.
6. Autoria: nome completo do(s) autor(es), seguido da titulação e da vinculação institucional entre parênteses, centralizado.
7. Indicação de agência financiadora, nos casos que forem necessários. Deverá vir centralizado abaixo dos dados de autoria.
8. No caso de uso de imagens, a mesma deverá ter resolução mínima de 300 dpi (formato “tif” ou “jpg”).
9. Citações com até três linhas deverão estar entre aspas, no próprio corpo do texto, referenciadas pelo sistema autor-data-página (Ex.: SILVA, 2010, p. 142).
10. Citações com mais de três linhas deverão observar o recuo de 4cm da margem esquerda, possuir tamanho 11, espaçamento entrelinhas Simples, alinhamento justificado, contendo em seu final a referência conforme sistema autor-data-página (modelo no item anterior).
11. Uso de notas de rodapé não superiores a 03 linhas (tamanho 10, tipo de letra Arial, espaçamento entrelinhas simples, alinhamento justificado).
12. Referências bibliográficas registradas na última página do texto, em ordem alfabética e seguindo as regras da ABNT.

 
 
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